José Nicolao Julião lança “Para ler o Zaratustra de Nietzsche”

por Talyta Magano

O professor José Nicolao Julião, Chefe do Departamento de Filosofia, acaba de lançar mais um livro, Para ler o Zaratustra de Nietzsche. O link é: http://mkt.manole.com.br/emailmarketing/informativos/zaratustra_nietzsche.pdf.

O terceiro volume da série Filosofia em Pílulas prepara o leitor para a compreensão de uma das obras-primas da literatura alemã, a clássica Also sprach Zarathustra (Assim falou Zaratustra), ou Za, a autobiografia do filósofo Friedrich Nietzsche, situando-a no conjunto de sua obra e propondo um caminho para sua leitura e interpretação. O autor discute a gênese, as influências e a peculiaridade estilística de Za, escrito de forma mais poética quando comparado aos outros escritos nietzschianos. Apresenta como problemática central o ensinamento da superação e o desafio que o personagem Zaratustra deve enfrentar de superar a si mesmo. Por fim, sugere ao leitor que entenda o conceito de superação como a alavanca a impulsionar tanto a ação dramática de Za quanto a elaboração de seus temas principais.

José Nicolao Julião é graduado e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor, também em Filosofia, pela Universidade Estadual de Campinas. Fez estágios nas universidades de Leipzig e Bielefeld, na Alemanha, em nível de doutorado sanduíche como bolsista do Daad e da Capes. Atualmente, é professor associado II da UFRRJ.  É autor de vários artigos e do livro Três interpretações de Nietzsche. Também Integra o programa de pós-graduação em História da UFRRJ

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages